Estrutura

Minha foto
Itá, Santa Catarina, Brazil
O Programa de Formação de Educadores Ambientais (PFEA) foi estruturado para que os professores aprimorem seus conhecimentos na área de educação ambiental e, dessa forma, possam identificar e analisar práticas pedagógicas específicas e aplicá-las ao seu cotidiano.

DIREITOS AUTORIAIS

O visitante se compromete a não intitular e/ou registrar as suas postagens no blog utilizando vocabulário deselegante e/ou ofensivo ou informação ligada a marcas comerciais, de serviços ou conteúdo protegido por direitos autorais; que infrinja quaisquer direitos de propriedade de terceiros; que vise causar ou cause confusão e induza terceiros a erro.







LEITURAS & FILMES complementares

  • _______ . Sociedade e meio ambiente: criação de sentido na interação entre a pessoa e seus espaços de vida. OLAM Ciência e Tecnologia, v.1, n.2, p. 6278, nov, 2001.
  • AURAS, Marli. Guerra do Contestado: Ed. Da UFSC, 1997.
  • BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. São Paulo: Ed. Martins Fontes, 1993.
  • BARCELOS, Valdo. Educação Ambiental: sobre princípios, metodologias e atitudes. Petrópolis: Vozes, 2008.
  • BELLANI, Eli Maria. Madeiras, Balsas e Balseiros no Rio Uruguai. Florianópolis: UFSC, 1991.
  • BOAMAR, Paulo F.A. A implantação de empreendimentos hidroelétricos: o caso da UHE Machadinho (Engenharia da Produção), 2003.
  • BOSI, E. Memória e Sociedade: lembrança de velhos. 3. ed. São Paulo: Cia das Letras: 1994.
  • CARVALHO, Isabel C. M. Educação Ambiental: a formação do sujeito ecológico. São Paulo: Cortez, 2004.
  • CARVALHO, Isabel C.M.; GRUN Mauro; TRAJBER, Rachel (org.). Pensar o ambiente: bases filosóficas para a Educação Ambiental. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, UNESCO, 2006. disponível on-line
  • Dortzbach, Denílson. Processo de reorganização do território rural na implantação da usina hidrelétrica Campos Novos no planalto catarinense. Ver. Bras. de Agroecologia, v.2, n.2, out.2007
  • FENELON, Déa Ribeiro et al. (Org.). Muitas Memórias, Outras Histórias. São Paulo: Olho D’Água, 2004.
  • FILME: Cinema, Aspirinas e Urubus (Brasil, 2005), direção de Marcelo Gomes.
  • FILME: Corra, Lola, Corra (Lola Rennt, Alemanha, 1998), direção de Tom Tykwer.
  • FILME: Dersu Usala (Japão, 1974), direção de Akira Kurosawa.
  • FILME: Estamira (Brasil, 2004), direção de Marcos Prado.
  • FILME: Janela da Alma (Brasil, 2002), direção de João Jardim.
  • FILME: Jogo de Cena (Brasil, 2007), direção de Eduardo Coutinho.
  • FILME: Jonas que terá 25 anos no ano 2000 (Suíça, 1976), direção de Alain Tanner.
  • FILME: Nascidos em Bordéis (Índia/EUA, 2004), direção de Zana Briski e Ross Kauffman.
  • FILME: O Céu de Suely (Brasil, 2006), direção de Karin Ainouz.
  • FILME: Onde sonham as formigas verdes. (Alemanha/Austrália 1984), direção de Werner Herzob.
  • FILME: Ponto de Mutação (Mindwalk, 1990), direção de Bernt Prado.
  • FILME: Socorro Nobre (Brasil, 1995), direção de Walter Moreira Salles.
  • FILME: Sonhos (Akira Kurosawa’s Dreams, Japãp/EUA, 1990), direção de Akira Kurosawa.
  • FILME: Transamérica (EUA, 2005), direção de Duncan Tucker.
  • FRANÇA, Georgeana B. Barragens e barrageiros: um estudo sobre os processos de construção de identidades coletivas em uma área de empreendimentos hidrelétricos. Curitiba: Universidade federal do Paraná. Mestrado em Antropologia Social, 2007.
  • GAUDIANO, Edgar González. Educación ambiental: trayectorias, rasgos, y escenários. Colônia San Rafael/México: Plaza y Valdés S/A, 2007.
  • KUHNEN, Ariane. Lagoa da Conceição meio ambiente e modos de vida em transformação. Florianópolis: Cidade Futura, 2002.
  • LIVRO: Dois Irmãos (Companhia das Letras, 2006), de Milton Hatoum.
  • LIVRO: Filandras (Editora Record, 2001 1. Edição), de Adélia Prado.
  • LIVRO: Nove Noites (Companhia das Letras, 2006), de Bernardo Carvalho.
  • LIVRO: O sol se põe em São Paulo (Companhia das Letras, 2007), de Bernardo Carvalho.
  • LIVRO: Trajetórias e narrativas através da Educação Ambiental (DP&A Editora, 2003), organizado por Marcos Reigota, Raquel Possas e Adalberto Ribeiro.
  • REIGOTA, Marcos. A floresta e a escola: por uma educação ambiental pós-moderna. 2ª. Edição. São Paulo: Cortez, 2002.
  • REIGOTA, Marcos. Ecologistas. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 1999.
  • REIGOTA, Marcos; PRADO, Bárbara Heliodora Soares. Educação Ambiental: utopia e práxis. São Paulo: Cortez. 2008.
  • SANTOS, Sílvio Coelho. A geração hídrica de eletricidade no sul do Brasil. E seus impactos sociais. Entográfica, v. VII (1), p. 87-103, 2003.
  • SCOTTO, Gabriela; CARVALHO, Isabel C.M.; Leandro B. Desenvolvimento Sustentável. Petrópolis: Vozes, 2007.
  • SILVA, Jussara Maria. Os marcos referenciais na estruturação espacial da Cidade de Concórdia (SC). Revista de História Regional 7 (1): 161-193, Verão 2002.
  • TUAN, YiFu. Topofilia. São Paulo: Ed. Difel, 1980. 288p.
  • WOLOSZYN, Noeli. Os balseiros do Rio Uruguai. In: Zotti, Solange A. (Org.). História faz história: contribuições ao estudo da história regional. Concórdia: UnC, 2006.